segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O milagre que o gesso faz

Por Leonardo Lemos

“O gesso é coringa quando a obra ou construção já está finalizada mas é necessária uma outra mudança no projeto, pois ele é mais barato que levantar uma nova parede, por exemplo, e com isso se pode ganhar tempo e dinheiro", explica a equipe do escritório Arquitetura Atual, que atua no Recife (PE). Veja as dicas dos especialistas e saiba como aproveitar o gesso em paredes e como um aliado ao projeto de iluminação.


O uso do gesso em algumas partes da obra pode solucionar aquele problema que poderia não ter solução aparente. “O gesso vai além do uso para o teto, onde comumente ele é lembrado, mas com o gesso e possível fazer parede divisória, móveis embutidos e até construção de casas, através de blocos maciço, estrutural ou o hídrico”, explica Cicero Souza, do escritório Arquitetura Atual. Ele destaca exemplos simples do uso do gesso como peça coringa para a decoração ou adaptação de ambientes. Veja.

RODA TETODe maneira simples, o roda teto é o acabamento entre o forro e a parede. Porém, se bem trabalhado ele pode se tornar mais um elemento de decoração na casa.


Na primeira foto, o momento da aplicação do gesso, e nas fotos seguintes, o gesso finalizado e com os detalhes de luz.


PAREDENos casos em que o cliente tem pressa na entrega da obra ou, após sua entrega, se faz necessária uma nova adaptação do ambiente, surge a opção da parede de gesso. “Ela serve para aqueles momentos em que é preciso agilizar a obra; mas a parede de gesso é também segura nessa proposta de divisão de ambientes”, explica Cicero.


Na primeira foto, a parede sendo finalizada. E, em seguida, a parede finalizada. "Nesse exemplo, temos o uso do gesso para a confecção de detalhes, transformando-se quase que num painel", explica a equipe do escritório Arquitetura Atual.

MAIS LUZA aplicação do gesso serve, ainda, para a criação de efeitos de luz no ambiente. “A sanca ou cortina de luz pode enfatizar ou detalhar objetos, sendo mais uma ferramenta de decoração”, explica a equipe do Escritório Arquitetura Atual, Cicero Souza e Deise Leal. Nas obras já realizadas pela equipe do escritório, são mostrados os seguintes trabalhos com gesso e luz:


Nas primeiras fotos vemos os detalhes do gesso no teto, sendo um aliado à iluminação do ambiente, e também na parede do corredor, funcionando como mais um ítem de deoração ao ambiente. Na terceira foto, uma parede de gesso com sanca que valoriza os quadros. 

CORINGA
“O gesso é coringa quando a obra ou construção já está finalizada, pois ele é mais barato que levantar uma nova parede, e com isso se ganha tempo e dinheiro. Além disso dá para brincar com o gesso e aprimorar ainda mais a luz e a decoração do espaço”, exclarece Cicero. Para o quem está com uma obra em casa ou no escritório e deseja utilizar o gesso nesse processo é fundamental o diagnóstico de um profissional. "O gesso bem empregado faz milagre em qualquer obra, mas cada caso é um caso, por isso é melhor consultar um especialista", finaliza a equipe.

Um comentário:

  1. não vamos esquecer o DRY WALL, ou gesso seco... parecendo com papelão, tem aplicação limpa e rápida.

    ResponderExcluir

Agora que você ja conheceu um pouco do nosso trabalho e de quem somos, não vá embora sem deixar um comentário!!!